Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas - SPDA
Características Gerais
Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) não impedem a ocorrência das descargas atmosféricas. Por isso, para reduzir de forma significativa os riscos de danos devidos às descargas atmosféricas devem ser projetados e instalados conforme a norma NBR 5419:2001.
O nível de proteção do SPDA deve ser determinado conforme o tipo de estrutura e o seu posicionamento deve ser estudado cuidadosamente no estágio de projeto da edificação, para se tirar o máximo proveito dos elementos condutores da própria estrutura. Isto facilita o projeto e a construção de uma instalação integrada, melhorando o aspecto estético, aumentando a eficiência do SPDA e minimizando os custos.
O acesso à terra e a utilização adequada das armaduras metálicas das fundações como eletrodo de aterramento podem não ser possíveis após o início dos trabalhos de construção. A natureza e a resistividade do solo devem ser consideradas no estágio inicial do projeto. Este parâmetro pode ser útil para dimensionar o subsistema de aterramento, que pode influenciar certos detalhes do projeto civil das fundações.
Para evitar trabalhos desnecessários, é primordial que haja entendimentos regulares entre os projetistas do SPDA, os arquitetos e os construtores da estrutura. O projeto, a instalação e os materiais utilizados em um SPDA devem atender plenamente a norma NBR 5419:2001. Não sendo admitidos quaisquer recursos
artificiais destinados a aumentar o raio de proteção dos captores, tais como captores com formatos especiais, ou de metais de alta condutividade, ou ainda ionizantes, radioativos ou não. Os SPDA que tenham sido instalados com tais captores devem ser redimensionados e substituídos de modo a atender a norma.
Nossos serviços









